Amhaj

Para que possais trilhar a senda luminosa é preciso responder ao Chamado. Isso significa vencerdes provas, nas quais terão confirmado o vosso elo com a verdade e com a luz. Todos os seres, um dia, penetram essa senda e alcançam a Morada Celestial. Porém, eons se passam até que o ciclo se consume. Não vos intimideis frente ao mal. Não desafieis o inimigo. Não retardeis vosso caminhar pelo clamor do passado. A poeira dos tempos será lavada do vosso ser; novas vestes trajareis, e grande será o júbilo da libertação. Porém, nessa senda pisareis sobre rosas e espinhos, e devereis aprender o mistério do Bem. É tempo de justiça. É tempo de graças. Magnífico poder, o Irmão Maior se aproxima. Silenciai vosso coração e acolhei o grande amor. Tendes a Nossa paz.

Hierarquia

Sunday, October 9, 2011

Níveis de Consciência e Constituição do Homem




Nível Físico Cósmico

Faixa de maior densidade do universo cósmico.Segundo o processo evolutivo deste sistema solar, possui sete subdivisões, cada qual com sete subníveis. Sua vibração é continuamente atualizada no decurso dos ciclos, ajustando-se à necessidade do planeta e dos reinos que o habitam.

O nível físico cósmico é qualificado, pelo Terceiro Raio Cósmico, pelo fogo fricativo e pelo elemento terra em amplitude cósmica; porém, cada um de seus subníveis encontra-se sob conjuntura específica:

Subnível                     Elemento                 Vibração                      Qualidade

1* Divino                     terra             radiação supraluminar               ritmo

2* Monádico               água                  radiação de luz                     luminescência

3* Espiritual                 fogo                  radiação de som                  calor

4* Intuitivo                    ar                       do ar                                acústica

5*Mental-Astral          fogo                   do fogo                               movimento

6*Etérico-astral          água                   da água                                   cor

7*Etérico-físico terra do sólido estabilidade


Nível físico cósmico(No ciclo passado do planeta)

1 - Divino
2 - Monádico
3 - Espiritual
4 - Intuitivo
5 - Mental(Mental abstrato- Nível causal Mental concreto)
6 - Astral
7 - Etérico-físico(4 gradações de éteres Sólidos,líquidos e gases)

Ordenação dos subníveis vigente no ciclo passado do planeta. Vivemos hoje o início da fase de sutilização da matéria desses subníveis e de sua reestruturação


Nível Físico Cósmico(Segundo as transformações em ato no planeta)

1 - Divino
2 - Monádico
3 - Espiritual
4 - Intuitivo Nível causal (A polarização da alma nesse nível iniciou-se na atual transição planetária e estará consumada no ciclo vindouro).
5 - Mental-astral
6 - Etérico-astral
7 - Etérico-físico - 7 gradações de éteres - (não haverá matéria na densidade que que existe hoje.)


As transformações profundas que estão ocorrendo na constituição desse nível permitirão ao planeta ser mais sutil no ciclo vindouro. Ao seguirem os padrões evolutivos emanados do Logos regente, seus subníveis desenvolvem-se de maneira sincrônica à dos reinos que compõem o universo e com os quais mantêm afinidade. Ademais, em cada um desses subníveis a consciência do homem reveste-se de um veículo para se expressar:

Subnível                                     Reino                                  Veículo de expressão do ser humano

1* - Divino                                Divino                                        veste do regente monádico

2* - Monádico                          Monádico                                   corpo monádico

3* - Espiritual                           Espiritual                                      corpo de luz

4* - Intuitivo                             Humano                                       corpo causal

5* - Mental-astral                     Animal                                          corpo mental-astral

6* - Etérico-astral                     Vegetal                                          corpo etérico-astral

7* - Etérico-físico                     Mineral                                          corpo-etérico-físico

O homem terrestre até hoje evoluiu praticamente só no âmbito físico cósmico. Ainda assim, a potência da energia do nível monádico, por exemplo, segundo subnível desse âmbito, é desconhecida para a grande maioria da humanidade da superfície da Terra. Tampouco a energia da alma pôde revelar-se conforme previsto. Depois da purificação global e do juízo ora em ato no planeta, nova humanidade o habitará e com maior facilidade atingirá esses patamares elevados.


Nível Astral Cósmico

Nível de consciência imediatamente superior ao físico cósmico. Não deve ser confundido com o nível astral terrestre, que é material e dos mais densos. O nível astral cósmico é o campo de realização do Logos solar no seu atual grande ciclo de manifestação. É qualificado de modo predominante pelo Segundo Raio cósmico e pelo fogo elétrico ou solar, porém em voltagem bastante superior à conhecida no universo físico cósmico. Divide-se em cinco níveis, cada qual com cinco subdivisões. O ser tocado pela Mônada, isto é, por vibrações elevadas do nível físico cósmico, principia a vislumbrar o astral cósmico, muitas vezes chamado imaterial. Tem incomensurável poder magnético. Suas energias são essenciais ao planeta hoje, que entra em fase de sutilização. Os Raios Oitavo e Décimo Segundo, por exemplo, exprimem-se no astral cósmico e, no que se refere à vida da Terra, começam a projetar-se nos estratos mais elevados do físico cósmico e, possibilitando maiores expansões da consciência e o despertar de grupos internos. Conselhos interplanetários e intergaláticos em geral polarizam-se nesse nível ai atuarem no sistema solar. É ainda um nível misterioso para o homem terrestre, mas com as transformações em ato no processo iniciático, tende a no ciclo vindouro ir-se tornando mais conhecido, já que regentes monádicos e mônadas irão gradativamente ingressando em sua imaterialidade.


Nível Mental Cósmico ................................



Constituição do Homem

                                                                                                                                                                   O centro da consciência do homem recebe o nome de regente monádico, de Regente-Avatar ou de Oitava Mônada. Pode-se dizer, para efeito de estudo, que é esse centro, verdadeiramente, o indivíduo em evolução. Dele partem doze prolongamentos: sete mônadas, que fazem um percurso pelo universo material, e cinco Princípios, que permanecem no limiar da imaterialidade. Na sua trajetória evolutiva ao longo dos vários estratos do universo, as mônadas desenvolvem os atributos que lhes permitem retornar ao regente, de onde emanaram.

Plano Físico Cósmico                         A constituição do homem

1 Divino                                                        Regente

2 Monádico                                                  Mônada

3 Espiritual                                                    Corpo de Luz

4 Intuitivo                                                      Alma


5 Mental-Astral
6 Etérico-Astral                                             Ego
7 Etérico-Físico

Conforme as transformações que já começam a ocorrer na atual transição, para consumar-sena etapa vindoura da Terra


Para a força-vida-consciência de uma mônada manifestar-se, ela cria vórtices-semente que a acolham. Em cada nível da existência material há um vórtice-semente, um átomo permanente. São regidos por um núcleo intermediário entre a mônada e o mundo material: alma. Pode-se dizer que a estrutura do ser humano é basicamente composta de três núcleos: o regente, a mônada e a alma. De maneira simplificada pode-se também dizer que a mônada está no centro da alma, e o regente, no centro da mônada. Esses três núcleos promovem e permitem o desenvolvimento do homem em fases específicas, até ele atingir o ápice da evolução como ente individual, o grau de Avatar. Em seu retorno à Origem, esses núcleos conduzem a matéria dos corpos, que lhe serviram de veículo de expressão, pelo caminho ascensional.



Plano Astral cósmico
Consciência de Avatar




Plano físico Cósmico

1* Dinivo                                          Regente

2* Monádico                                   Mônada

3* Espiritual                                   Corpo de Luz

4* Intuitivo                                        Alma

5*,6*,7* Níveis materiais                   Ego

Um núcleo de consciência polariza-se em um nível determinado, mas, quando amadurecido, tem o poder de atuação direta ou indireta nos inferiores. Este gráfico considera as transformações que já começam a ocorrer na atual transição, para consumar-se na etapa vindoura do Terra.



AVATAR. É o regente em seu grau máximo de realização. Polariza-se em níveis imateriais ( situados no plano astral cósmico). Manifesta livremente a energia divina.

REGENTE. Atua a partir do nível divino, primeira subdivisão do plano físico cósmico. Ao realizar-se, ascende ao estado de Avatar.

MÔNADA. Polariza-se na segunda subdivisão do plano físico cósmico, também chamada nível monádico. É expressão direta do Regente, no qual se fundirá em fases avançadas da sua evolução.

CORPO DE LUZ. Na atual transição planetária, está polarizando-se no nível espiritual, a terceira subdivisão, e tornando-se ativo em muitos seres humanos.

ALMA. Transformadora da energia monádica para a consciência externa, desenvolve o amor universal. Muitas almas já se estão polarizando nesse nível intuitivo, quarta subdivisão.

EGO. Núcleo de consciência que guarda o sentido do eu no relacionamento do ser humano com o universo concreto. Exprime-se por intermédio dos corpos da personalidade.

No início da sua evolução, o regente habita o primeiro nível (divino), o mais sutil do plano físico cósmico. A mônada habita o segundo nível (monádico), em que se expressa pelo corpo monádico. No terceiro nível (espiritual), a força e vida monádica expressa-se pelo corpo de luz. Para o nível subseqüente, o quarto (intuitivo), está-se trasladando a alma, onde se expressa pelo corpo causal. Segundo as transformações já em ato no planeta, os níveis materiais, inferiores ao intuitivo, são: o quinto (mental-astral), o sexto (astral-etérico), e o sétimo (etérico-físico). Para a alma alcança-los, orna-se necessária a criação de um vórtice intermediário, o ego. Já a personalidade é fruto da experiência da alma neste mundo concreto; é a estrutura psíquica do indivíduo. Após desenvolver sucessivamente esses três corpos, do mais denso aomais sutil, e após eles se integrarem, o indivíduo deve unir a personalidade à alma. Nesse processo o ego não desaparece, pois é canal para transmissão da força-vida-consciência ao mundo externo. Sua vontade é que deixa de existir para prevalecer a vontade da alma. Em seguida, a consciência polariza-se noc orpo de luz, dando nascimento à personalidade espiritual, que tem como foco o corpo de luz (por isso se diz que o corpo de luz está para a mônada, como o corpo mental para a alma). Nele, a força-vida-consciência da mônada, que no decorrer da evolução foi vivificada no âmago causal, pode expandir-se a âmbitos antes inacessíveis.

Assim como a alma chega à realização de exprimir-se por intermédio de uma personalidade humana, a mônada chega à realização de exprimir-se por intermédio da personalidade espiritual: corpo de luz, o corpo causal e a personalidade humana integrados. A partir de então, o fogo da mônada pode atingir de maneira pura os estratos materiais, com potência suficiente para dissolver os últimos laços que a prendem ao mundo concreto: a mônada se integra no regente, que nessa fase estará prestes a ascender ao grau de Avatar e a penetrar em definitivo a imaterialidade da existência no universo astral cósmico.

Extraído do Livro Glossário Esotérico


No comments:

Post a Comment

Postagens populares