Amhaj

Para que possais trilhar a senda luminosa é preciso responder ao Chamado. Isso significa vencerdes provas, nas quais terão confirmado o vosso elo com a verdade e com a luz. Todos os seres, um dia, penetram essa senda e alcançam a Morada Celestial. Porém, eons se passam até que o ciclo se consume. Não vos intimideis frente ao mal. Não desafieis o inimigo. Não retardeis vosso caminhar pelo clamor do passado. A poeira dos tempos será lavada do vosso ser; novas vestes trajareis, e grande será o júbilo da libertação. Porém, nessa senda pisareis sobre rosas e espinhos, e devereis aprender o mistério do Bem. É tempo de justiça. É tempo de graças. Magnífico poder, o Irmão Maior se aproxima. Silenciai vosso coração e acolhei o grande amor. Tendes a Nossa paz.

Hierarquia

Sunday, October 9, 2011

Nível Espiritual e Corpo de Luz

Nível Espiritual

Terceiro subnível do nível físico cósmico, para onde a consciência se traslada com o corpo de luz. É qualificado pela Luz da Inteligência, o Terceiro Raio, e por aspectos superiores do elemento fogo.


Corpo de Luz

Veículo de expressão do ser em níveis supramentais. Tem o nível espiritual como base de sua polarização. Nessa acepção, não se trata do corpo etérico do homem, rede de energias que mantém o corpo físico integrado e cuja vibração pertence aos níveis materiais densos. O corpo de luz está para a mônada assim como o corpo mental está para a alma. Vai sendo formado à proporção que o relacionamento entre a mônada, alma e eu consciente se fortalece. É, por excelência, instrumento da energia crística. A construção dessa veste interior tem início quando a consciência se ergue além da mente racional e, uma vez começada, propicia alinhamento entre os diversos núcleos do ser.

A princípio esse alinhamento apresenta distorções, mas à medida que a consciência externa amplia sua receptividade às irradiações espirituais, ele se verticaliza, se expande, e o ser torna-se canal de correntes cósmicas. São estas que, ao tocar a mônada, desencadeiam o processo de criação dos fios luzentes que servirão de matéria-prima para o corpo de luz. Quando a alma e a personalidade se tornam receptivas a essas correntes, eleva-se delas uma onda de gratidão e oferta que, unida aos fios gerados pela mônada, o fazem surgir. O corpo de luz amadurece após o despertar da mônada. A princípio, quando a energia do ser está concentrada no corpo causal e nos níveis da forma, o corpo de luz é apenas “tênue película” nos mundos abstratos. Mas quando o relacionamento entre mônada e vai sendo construído e o processo de integração da personalidade vai transcorrendo, esse corpo sutilíssimo começa a ser tecido.

A energia enviada pela mônada para o despertar da alma fortalece o corpo de luz; a alma, ao invocar a energia monádica, fá-lo vibrar – e assim ele vai-se plasmando, vai emergindo nos mundos internos e emitindo sua radiância. A tecedura desse veículo luzente é fruto do amadurecimento da consciência total do ser.

A essência pura existente no âmago de todas as partículas participa da construção do corpo de luz, doando-lhe a própria qualidade original. Como o corpo de luz propicia ao eu consciente o conhecimento da essência da matéria, tem as chaves da ressurreição, termo que possui profundos significados ocultos. Quando o corpo de luz está formado e a consciência pode nele polarizar-se, diz-se ter havido o nascimento da personalidade espiritual (composta pela tríade: personalidade integrada, alma e corpo de luz).

A vibração emanada desse corpo possibilita ao ser colaborara efetivamente na reconstrução do planeta, pois origina-se na energia do amor-sabedoria, sem a qual pouco se poderia salvar do que hoje há densificado na órbita da Terra. É por meio do corpo de luz que certas linhas da evolução dévica, em especial a Angélica, contatam o homem. Enquanto o relacionamento do ser com Entidades excelsas denominadas Espíritos da Criação se dá pela mônada desperta, o relacionamento com Arcanjos e Serafins dá-se pelo corpo de luz.


Tais seres habitam níveis superiores ao espiritual; todavia, encontram no corpo de luz o núcleo adequado para polarizar sua energia ao tocar a consciência interna do homem. Esse corpo interage de modo singular com os fogos. Exprime com predominância o fogo solar, por intermédio das qualidades polares deste, penetra, em fases avançadas da evolução, as vibrações do fogo cósmico e fá-las permear o fogo fricativo, no mundo material. A radiância do corpo de luz intensifica-se à medida que o equilíbrio e a harmonia se instalam na consciência do ser. Os primeiros contatos do ser com os grupos internos são realizados pela alma; já o ingresso nas Escolas Internas, que têm sua existência na vida extraplanetária, é realizado pelo corpo de luz. 


Extraído do Glossário Esotérico de Trigueirinho

Download do Glossário Esotérico: http://www.4shared.com/dir/XnRodw0G/Trigueirinho.html

No comments:

Post a Comment

Postagens populares