Amhaj

Para que possais trilhar a senda luminosa é preciso responder ao Chamado. Isso significa vencerdes provas, nas quais terão confirmado o vosso elo com a verdade e com a luz. Todos os seres, um dia, penetram essa senda e alcançam a Morada Celestial. Porém, eons se passam até que o ciclo se consume. Não vos intimideis frente ao mal. Não desafieis o inimigo. Não retardeis vosso caminhar pelo clamor do passado. A poeira dos tempos será lavada do vosso ser; novas vestes trajareis, e grande será o júbilo da libertação. Porém, nessa senda pisareis sobre rosas e espinhos, e devereis aprender o mistério do Bem. É tempo de justiça. É tempo de graças. Magnífico poder, o Irmão Maior se aproxima. Silenciai vosso coração e acolhei o grande amor. Tendes a Nossa paz.

Hierarquia

Sunday, October 9, 2011

Nível Astral - Emocional


Nível Astral ou Emocional

Sexto Nível do universo físico cósmico. Nele circulam desejos, sentimentos e demais reações emotivas. Fluido e mutável, qualifica-se pelo elemento água e por alguns aspectos do Sexto Raio. Esse nível, que tem vida mais ativa e forma mais plástica que o físico concreto, é tido como ilusório, pois o desejo é nele instrumento de criação. Muitos desencarnados permanecem longo período no plano astral, realizando anseios cultivados durante a existência sobre a Terra. Sonhos, visões e experiências subjetivas, cenários semelhantes aos do mundo externo, sentimentos, tramas, imagens e cores criam-se no nível astral ou nele se projetam.

Compõe-se de sete subníveis. Nos inferiores vibram os desejos mais densos do homem, elementais artificiais, fragmentos de corpos astrais tomados por forças involutivas e manifestações congêneres. Uma entidade negativa desses subníveis, pela força do desejo, pode influenciar um indivíduo encarnado, caso encontre ressonância em seus corpos. Se rejeitada por ele, pode mudar deforma na tentativa de continuar influenciando seus sentimentos e ações; reaparece então sob outras vestes, proporcionando-lhe inúmeras provas. Para liberar-se em definitivo de tal influência, ele precisa purificar-se, elevar seus sentimentos e pensamentos, concentra-los no profundo do seu próprio ser e invocar a Graça. Nos subníveis intermediários, vibram os bons desejos e sentimentos do homem comum, ainda permeados de certo egoísmo. Deles faz parte o amor humano, que inclui o apego, o sentido de posse do objeto querido. Já nos subníveis mais elevados do astral vibram os sentimentos sutis, como os de abnegação e altruísmo. Também o idealismo habita essa esfera próxima ao mental. Pode-se ter em conta, para estudo, que a cor percebida nos sonhos será diáfana e translúcida nos subníveis mais elevados do astral, e forte e intensa nos mais densos.

Ao se considerar o mundo de desejos da humanidade, bem como o que os atuais meios de comunicação estimulam, pode-se perceber o caos que se instalou no nível astral terrestre. Esse nível é para ser transcendido pelos que buscam a evolução superior. Nesta época, passa por grandes transformações; além de estar sendo purificado e sutilizado, prepara-se para fundir-se no nível mental.


 Corpo Astral

Instrumento de contato dos seres com o nível de mesmo nome.Dele emanam os sentimentos, desejos, paixões e aspirações, cuja vibração, mais ou menos elevada, depende do grau evolutivo da consciência que o habita.Encontra-se desarmonizado na maioria dos casos, e por isso precisa ser purificado e alinhado com a luz de núcleos mais profundos. Está no reino humano, no reino animal, e apenas embrionariamente em certos espécimes vegetais.

No desenvolvimento da humanidade, era previsto para o período atlante a formação de um corpo, composto pelo astral e pelo mental concreto (kama-manas, como é denominado esotericamente) , que funcionasse como unidade. Isso não foi possível devido à atuação de forças antagônicas assumidas pelo homem. O corpo astral constituiu-se então à parte do mental (que viria desenvolver-se na etapa sucessiva); do mesmo modo, na Terra, o plano astral formou-se separado do mental, e não se criou o plano kamas-manásico, no qual o princípio da menta e o do sentimento estariam fundidos. Essa fusão está agora começando a ocorrer. Em fases anteriores, em que se divulgavam informações sobre realidades sutis, à palavra astral foi atribuída conotação ampla, sendo aplicada para designar generalizadamente os níveis suprafísicos deste universo.

Extraído do Livro Glossário Esotérico de Trigueirinho



No comments:

Post a Comment

Postagens populares